Como citado a alguns posts atrás, o Extreme Programming (XP) é um processo de desenvolvimento de software que
adota os valores e princípios. Irei agora trazer agora o detalhamento de cada valor e principio deste método ágil.
VALORES
Comunicação: XP foca em construir um entendimento pessoa-a-pessoa do
problema, com o uso mínimo de documentação formal e com o uso máximo de
interação “cara -a-cara” entre as pessoas envolvidas no projeto. As práticas de XP como
programação em pares, testes e comunicação com o cliente têm o objetivo de estimular
a comunicação entre gerentes, programadores e clientes.
Simplicidade: XP sugere que cada membro da equipe adote a solução mais fácil
que possa funcionar. O objetivo é fazer aquilo que é mais simples hoje e criar um
ambiente em que o custo de mudanças no futuro seja baixo. O objetivo dessa
abordagem adotada por XP é evitar a construção antecipada de funcionalidades, como é feita em muitas metodologias tradicionais, que acabam muitas vezes nem sendo usadas.
Feedback: Os programadores obtêm feedback sobre a lógica dos programas
escrevendo e executando casos de teste. Os clientes obtêm feedback através dos testes
funcionais criados para todas as estórias (casos de uso simplificados). O feedback é
importante, pois possibilita que as pessoas aprendam cada vez mais sobre o sistema e
assim corrijam os erros e melhorem o sistema.
Coragem: Ela é necessária para que realmente se aplique XP como deve ser
aplicado. Exemplos de atitude que exigem coragem são: alterar código já escrito e que
está funcionando; jogar código fora e reescrever tudo de novo; e permitir código
compartilhado por todos. Estes exemplos de atitudes podem ser necessários para trazer
melhorias ao projeto e não devem ser evitadas simplesmente devido ao medo de tentá-
las.
PRINCÍPIOS
Feedback rápido: A idéia de XP é que os participantes de um projeto como
clientes, programadores e gerentes devem estar sempre se comunicando para facilitar o
aprendizado coletivo sobre o projeto que está sendo desenvolvido e de alertar
rapidamente sobre dúvidas, riscos e problemas para facilitar eventuais ações de
contingência.
Assumir simplicidade: Todo problema deve ser tratado para ser resolvido da
forma mais simples possível. XP afirma que se deve fazer um bom trabalho (testes,
refactoring, comunicação) para resolver hoje os problemas de hoje e confiar na sua
habilidade de adicionar complexidade no futuro quando for necessário.
Mudança incremental: Quando muitas mudanças são realizadas todas de uma
vez, não se obtém um bom resultado. Em vez disso, esse princípio de XP diz que as
mudanças devem ser incrementais e feitas aos poucos. Os programadores têm a
liberdade para estar sempre fazendo alterações de melhoria no código e as mudanças de
requisitos são incorporadas de forma incremental.
Abraçando mudanças (Embracing Change): XP procura facilitar o ato de
incluir alterações através do uso de vários princípios e práticas. A idéia de XP é a de que
mudanças devem ser sempre bem vindas independentemente do estágio de evolução do
projeto. Isso é muito benéfico em projetos cujos requisitos são bastante voláteis devido
aos clientes não saberem o que querem.
Trabalho de qualidade: Em XP, qualidade não é um critério opcional, mas sim
obrigatório. Embora a definição de qualidade possa variar de pessoa para pessoa, XP
trata qualidade no sentido de se ter um sistema que atenda aos requisitos do cliente, que
rode 100% dos casos de teste e que agregue o maior valor possível para o negócio do
cliente.
Referências
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