quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Vídeo animado para introduzir o Kanban


O Kanban é um conceito de aplicação visual dos processos em suas fases. Tem como principal objetivo mostrar visualmente onde encontrar gargalos de tarefas complexas e priorizar a data da entrega do pedido do cliente, reduzindo assim a margem de erro, preparar processos para serem ativados de acordo com a demanda, possibilitando a flexibilização no planejamento dos processos.  
A implantação do Kanban é baseada em três aspectos:
    • Visualizar os processos;
    • Limitar o trabalho em processo (WIP – Work in progress);
    • Gerenciamento de atividade para passar por todas as fases até a sua entrega.

Em que situação o tema é útil?
Nos últimos anos o conceito de metodologia ágil vem movimentando o mundo de desenvolvimento de software. Metodologias mais populares como Scrum e XP, criadas nas fabricas de software, vem ganhando cada dia mais espaço nas empresas de tecnologia. Essas ferramentas surgiram com a proposta de melhorar e agilizar os processos envolvidos no desenvolvimento de software, porém no mundo real fica claro que os processos ainda não estão “perfeitos”. Mas o que fazer então, sendo que essas ferramentas estão, teoricamente, maduras e eficientes no que se propõe? Como identificar onde estão os “gargalos” que fazem as equipes falharem nos seus sprints? Podemos dizer com que o Kanban pode ajudar a identificar essas falhas e solucioná-las.
(MARIOTTI ,Flavio S., p. 06)


Referências

DARUIX, Jamil. Desenvolvimento Ágil com Kaban. Disponível em:
<http://www.infonaveia.com.br/desenvolvimento/desenvolvimento-agil-kanban/> Acessado em Janeiro 2016.

MARIOTTI, Flávio. Kanban: o ágil adaptativo - Revista Engenharia de Software Magazine 45. Disponível em:
<http://www.devmedia.com.br/kanban-o-agil-adaptativo-revista-engenharia-de-software-magazine-45/23560>Acessado em Janeiro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário