terça-feira, 15 de março de 2016

A importância da documentação funcional na Metodologia Ágil

O Problema

Você é chamado para ser o Analista Funcional de um sistema. Este sistema irá controlar um aparelho que emitirá radiação em pessoas que estão fazendo tratamento de câncer. A empresa utiliza a metodologia ágil para o desenvolvimento de software. Neste cenário, você estaria seguro em fazer a documentação do projeto durante o início de cada sprint?
E falando de um projeto mais simples, como um cadastro de cliente. A documentação produzida no início do sprint é a ideal? Tudo o que você documenta ou é produzido pela equipe durante o sprint realmente será utilizado?

“Por que” e “para quem” você cria o Documento?

Existem algumas perguntas sugeridas por Michael Nygard que ajudam a  criar a documentação do projeto: 

  1. Quem será o consumidor da documentação?
  2. O que eles precisam?
  3. Como você vai entregar a eles?
  4. Como você vai produzir?
  5. De onde você irá tirar as informações para criar a documentação?
Com as respostas em mãos já é possível ter uma ideia mais clara do que é necessário criar.

Processo sugerido

De uma forma simplista, esta é a base do processo sugerido para criação do documento funcional dentro da metodologia ágil:
  1. Backlog
    Antes de iniciar o processo de desenvolvimento, o Analista Funcional deve acompanhar o Dono do Produto (PO) ou o Analista de Negócios na criação do backlog do sistema, com todos seus critérios de aceite. A partir daí o Analista Funcional precisa entender o projeto como um todo, documentar este entendimento de uma forma superficial e apresentar ao time de desenvolvimento, tirando todas as dúvidas deste overview e nivelando o conhecimento entre todos. De uma forma resumida seria a apresentação das funcionalidades do sistema sem maiores detalhes. É com essas informações em mente que a base do sistema deveria ser arquitetada.
  2. Documentação “Beta” do SprintA mensagem principal deste artigo está presente neste item: Quanto menor for a aceitação do sistema a erros, maior o tempo que deve ser gasto na criação da documentação. O Analista Funcional precisa andar, ao menos, de uma a duas interações a frente da equipe, a fim de criar uma documentação completa, madura, validada e, consequentemente, com menos probabilidade a erros. Quanto mais critico for o projeto mais interações a frente o Analista Funcional deveria ficar.
  3. Alinhamento com Líder Técnico
    Após criar a documentação de um sprint, o alinhamento com o Líder Técnico precisa ocorrer com o propósito de antecipar possíveis imprevistos, como por exemplo alguma limitação técnica para o desenvolvimento de uma funcionalidade.
  4. Validação da Documentação
    Com a documentação inicial criada e alinhada com o Líder Técnico, é hora de fazer a validação com o Dono do Produto, para que não exista impedimento no que diz respeito a regra de negócio. Feito isso, podemos considerar que temos uma documentação funcional pronta para um sprint.
  5. Planning
    Na metodologia ágil, qualquer documentação que precisa ser criada (fora o backlog) deveria ser feita durante o planning. No processo sugerido, dentro desta etapa o time já teria toda documentação funcional em suas mãos e o planning serviria somente para entendimento da documentação entre o time e o PO.

Referência:
http://www.tiespecialistas.com.br/?s=documenta%C3%A7%C3%A3o+funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário